×
Segunda-Feira, 06 de Outubro de 2025
Para quem é fã mesmo, todo dia é dia de saborear um delicioso cafezinho.

24 de maio é um dia especial para os amantes de café. É que nessa data comemora-se o Dia Nacional do Café, uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo.

Dados da Organização Internacional do Café (OIC, sigla em inglês) apontam que o consumo mundial de café ultrapassa 150 milhões de sacas de 60 quilos por ano e vem registrando um crescimento anual de 2,5%. 

O Brasil é o segundo maior consumidor da bebida do mundo, ficando atrás apenas dos EUA, que consome anualmente 24 milhões de sacas. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o consumo per capita é de 6,12 quilos de café verde em grão – o equivalente a 4,9 quilos de café torrado e moído ou 81 litros da bebida. 

No Centro de SP há diversas opções para quem deseja saborear um delicioso cafezinho - desde o mais tradicional (de coador) ao expresso ou cappuccino. Isso sem falar nas preparações geladas, que incluem sorvete, chantilly e outros ingredientes.

Em alguns empórios da região também é possível comprar café em grãos, moído na hora e em pó para cafeteira italiana, prensa francesa e café árabe, além de licores e em outros tipos de bebida que hoje também levam café em sua composição, como cervejas, tequilas e cachaças.

Um pouco da história - Existem muitas teorias sobre a descoberta do café, mas uma das mais difundidas é a do pastor Kaldi, que viveu na Absínia (hoje Etiópia). 

Reza a lenda que o pastor notou que suas cobras ficavam mais alegres e saltitantes depois de mastigar os frutos de um determinado tipo de arbusto. Ao saber disso, um monge da região começou a usar os frutos na forma de infusão e logo percebeu que a bebida o ajudava a resistir ao sono. A descoberta se espalhou rapidamente para outros monastérios, fazendo aumentar o interesse pela bebida.

Somente no século XVI, na Pérsia, é que os primeiros grãos de café foram torrados para se transformar na bebida que conhecemos hoje. A partir de 1615 o café chegou à Europa, trazido por viajantes que iam ao oriente, e mais tarde, com as experiências holandesa e francesa, foi levado também para as colônias, chegando às Américas. No Brasil, o café chegou em Belém, em 1727, trazido da Guiana Francesa.

 
Auto Moto Escola Pinheirense
) 1) 94-736-1488
(11) 94736-1488
Bar do Mané
Mercadão de São Paulo
Rua da Cantareira, 306
Centro - São Paulo - SP
E-14
(11) 3228-2141
(11) 3228-2141
Receba nossas novidades

Favor habilitar seu javascript para enviar este formulário

Usamos cookies para oferecer uma melhor experiência em nosso site. Se você continuar neste site, estará concordando com nossa política de privacidade.