×
Segunda-Feira, 06 de Outubro de 2025
Frito, cozido, refogado ou em saladas, é muito usado em pratos típicos das culinárias baiana e mineira.


Fruto da Abelmoschus esculentus, uma planta da família da malva (Malvaceae), o quiabo é originário da África, tendo sido trazido para o Brasil pelos escravos. Trata-se de uma espécie de cápsula fibrosa, geralmente de coloração verde, com o interior cheio de pequenas sementes, que também são comestíveis.

Com baixo teor calórico, o quiabo é rico em vitaminas (principalmente A e do complexo B), além de minerais como cálcio, ferro, fósforo e cobre, que são importantes para a formação dos ossos, dentes e sangue. 

Em razão de ser um fruto de fácil digestão, é considerado eficaz contra infecções dos intestinos, bexiga e rins. Também costuma ser indicado para pessoas com diabetes, já que ajuda a normalizar o nível de açúcar no sangue.

O quiabo pode ser consumido frito, cozido ou refogado, em saladas ou preparações típicas da culinária baiana como o caruru, que é servido acompanhado de acarajé ou abará.

Fica ótimo também refogado com carne ou frango, como manda a tradição mineira. Aproveite para conferir aqui uma deliciosa receita de arroz com linguiça e quiabo.

Irmãos Gaspar
Mercadão de São Paulo
Rua da Cantareira, 306
Centro - São Paulo - SP
A-41
(11) 99321-4883
(11) 3228-1989
Queijos Roni
Mercadão de São Paulo
Rua da Cantareira, 306
Centro - São Paulo - SP
F-1
F-5
(11) 3326-1488
(11) 3228-3099
Receba nossas novidades

Favor habilitar seu javascript para enviar este formulário

Usamos cookies para oferecer uma melhor experiência em nosso site. Se você continuar neste site, estará concordando com nossa política de privacidade.