×
Quarta-Feira, 28 de Fevereiro de 2024
Veja o que as cores dos alimentos dizem a respeito deles.


alimentoscoloridosVocê possivelmente já ouviu dizer que quanto mais colorido for o prato mais saudável será a refeição, mas será que isso faz mesmo sentido?

De fato, a cor dos alimentos pode ser uma boa referência para quem busca ter uma alimentação nutritiva e balanceada. Mas é preciso considerar que isso vale especialmente para frutas, verduras, legumes e grãos.

Confira a seguir alguns dos benefícios associados à cor dos alimentos:

Vermelho: são fontes de carotenóides, precursores da vitamina A, sendo, portanto, considerados bons para o coração e para a memória, além de prevenir o câncer e fortalecer olhos e pele. Além disso, o licopeno - substância encontrada em alguns alimentos de coloração vermelha (como tomate, melancia, cereja, morango e caqui) - age como antioxidante, ajudando a prevenir o câncer de próstata. 

Laranja: são fontes de carotenóides e ricos em vitamina C. Cenoura, mamão, manga, laranja, abóbora, pêssego e damasco, por exemplo, possuem betacaroteno, vitamina B-3 e ácido clorogênico, que evitam a formação de substâncias causadoras do câncer, mantêm o sistema nervoso saudável e protegem o coração.

Roxo: alimentos com uva, ameixa, beterraba, repolho roxo e figo são ricos em ácido elágico e quercitina, que diminuem os riscos de ataques cardíacos. Também contêm niacina, potássio e vitamina C. Ajudam ainda a manter a saúde da pele, dos nervos, dos rins e do aparelho digestivo, além de retardar o envelhecimento. 

Verde: costumam ser ricos em cálcio, fósforo e ferro. Ajudam na coagulação do sangue, evitam a fadiga mental e fortalecem ossos e dentes. Espinafre, pimentão, salsão e manjericão contêm vitamina A e clorofila, substâncias que auxiliam na ação antibacteriana e cicatrizante e também ajudam a proteger cabelo e pele.

Branco e amarelo: possuem vitaminas do complexo B e flavonóides, que atuam na proteção das células. Alimentos como leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo e banana também são ricos em cálcio e potássio, contribuindo para a formação e manutenção dos ossos e para o bom funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.

Marrom e bege: aveia, nozes, castanhas e cereais possuem fibras e vitaminas do complexo B. Ajudam, por exemplo, a melhorar o funcionamento do intestino, a combater a ansiedade e a prevenir doenças cardiovasculares e câncer.

Irmãos Gaspar
Mercadão de São Paulo
Rua da Cantareira, 306
Centro - São Paulo - SP
A-41
(11) 99321-4883
(11) 3228-1989
Cervejeiro´s Bar
Mercadão de São Paulo
Rua da Cantareira, 306
Centro - São Paulo - SP
I-18
(11) 99721-6199
(11) 3227-6679
Receba nossas novidades

Favor habilitar seu javascript para enviar este formulário

Usamos cookies para oferecer uma melhor experiência em nosso site. Se você continuar neste site, estará concordando com nossa política de privacidade.