O que feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha, soja, amendoim e tremoço têm em comum? Acertou quem respondeu que todos pertencem à família das leguminosas, ou seja, são grãos que crescem em vagens ricas em tecido fibroso e podem ter diferentes formatos e cores.
Do ponto de vista nutricional, além de serem ricas em fibras e minerais como ferro, zinco, cálcio, fósforo e potássio, as leguminosas também possuem boas quantidades de vitaminas do complexo B (em especial a B1, ou tiamina) e ácido fólico. Têm ainda baixo teor de colesterol e ajudam a controlar os níveis de açúcar no organismo.
Desde 2013, as Nações Unidas marcam o dia 10 de fevereiro como o Dia Mundial das Leguminosas. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a data é uma oportunidade para aumentar a conscientização sobre os benefícios nutricionais das leguminosas e sua contribuição para sistemas alimentares sustentáveis e um mundo sem fome.
Neste ano de 2023, a FAO pretende sensibilizar para o potencial das leguminosas em contribuírem para um "futuro mais sustentável" e para o alcance da Agenda 2030.
Nos empórios da Zona Cerealista e do Mercadão de SP, você encontra leguminosas de diversos tipos, como o feijão azuki e a lentilha rosa, por exemplo. Boas compras!!!
10 de fevereiro é dia mundial das leguminosas
Você encontra diversas variedades à venda nos empórios do Centro de SP.